30 de março de 2016

As saudades do Fundão!



Cada vez que vou passar uns dias à Beira Baixa, gosto de parar em todos os recantos que, de uma forma ou de outra, me fazem voltar à infância!
Não acrescento, "onde fui feliz", porque por todos os lados onde tenho passado, o fui!
Neste último fim de semana, acompanhado do meu compadre Fernando Braz, apeteceu-me visitar a estação da CP, do Fundão, local onde tantas vezes desci e apanhei o cavalo-a-vapor, quando ali estudava, no seminário. Lá, era o limiar da minha liberdade e da minha clausura, consoante a partida ou a chegada, já que só ia a casa, no Natal, na Páscoa e nas férias grandes.
Todo este preâmbulo, apenas para contar algo que mais parece uma anedota.
Depois da visita à estação, logo no princípio da avenida quase deserta, reparo na loja da foto, "ECO CAMPO" e por esta vender produtos agrícolas, resolvi entrar, sendo de imediato abordado por um simpático e afável senhor, que me perguntou se necessitava de algo.
- Bom dia, posso ajudar?
- Muito obrigado, mas não quero comprar nada! Ando apenas a matar saudades!
- Saudades? Então, muito prazer meu amigo. O meu nome é Luís! (era o patrão).
- E o meu é Joaquim, retorqui.
Trocávamos algumas impressões sobre as nossa origens, quando entra pela porta um presumível cliente, com mais aspecto de académico do que de agricultor, e que, meio ofegante, pergunta:
- Por favor, tem remédio para ratos?
O Luís, olha para ele, muito sério e responde:
- Sim, temos remédio para ratos, mas ... de que se queixam eles? Da cabeça? Do coração? Da vesícula?
O cliente, não entendeu a pergunta e ficou especado a olhar para nós os três.
Deve ter entendido a blague, porque eu e o Fernando, não aguentámos e desatámos a rir.
O cliente, completamente obnóxio, voltou a insistir na pergunta, acrescentando que tinha muitos ratos no quintal, ao que o Luís voltou a replicar, dizendo:
- Ah, o que vossemeçê  precisa é de veneno para os ratos! Tem lá muitos?
- MUITOS, explode o cliente! 
- Então leve esta embalagem! Custa 1,80 €!
- Não, não, dê-me cinco! 
Não quis ouvir mais nada. Despedi-me do Luís e fui gargalhar com o silêncio da avenida!

5 comentários:

Pedro Coimbra disse...

CINCO ESTRELAS!!!! :)))))))
Aquele abraço, bfds

Seve disse...

É realmente uma emoção indescritível, algo que nos arrepanha as entranhas.

Ó Kim fiquei completamente obnóxio com esta do obnóxio (a primeira vez na vida que oiço esta palavra-estamos sempre a aprender-).

Renascer disse...

Eis-me de volta....ao teu blogue, não ao Fundão.

rosa-branca disse...

Olá Kim, então estás um pouco afastado do blog não? Gostei dessa do que se queixam os ratos. Essa foi boa. Beijos com carinho

Elvira Carvalho disse...

Muito bom.
Amigo peço desculpa pela ausência. O ano passado um qualquer bug levou-me todos os links. Devei meses à procura deles e a recuperá-los. Alguns esqueci do nome dos blogues e por isso não pude procurar. Hoje lembrei e vim em busca.
Abraço